quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Programa de Acção para o Quadriénio 2008-2011

  1. Adquirir a iniciativa de propor junto do poder legislativo a revisão e de proceder à modificação do REPE – Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros (Decreto-lei n.º 161/96 de 4 de Setembro).
  2. Adquirir a iniciativa de propor junto do poder legislativo a revisão e modificação do estatuto da ordem dos enfermeiros (Decreto-Lei n.º 104/98 de 21 de Abril).
  3. Uniformização de horários dos Enfermeiros a nível Nacional.
  4. Uniformização de vencimentos dos Enfermeiros a nível Nacional.
  5. Gestão dos profissionais de enfermagem e sua respectiva colocação nas instituições de saúde, públicas ou privadas.
  6. Paridade de gestão para as mais variadas Instituições de Saúde, públicas ou privadas.
  7. Desenvolver consensos para que as permutas de situação sejam um dado adquirido, ao mesmo tempo gerido unicamente pela Ordem dos Enfermeiros Portugueses.
  8. Fomentar estudo dos estabelecimentos de ensino, existentes, para a licenciatura em enfermagem. Alteração e uniformidade do conteúdo programático.
  9. Desenvolver junto do poder legislativo equidade de direitos e deveres para todos os enfermeiros, quer militares ou civis com incidência Europeia.
  10. Proposta de formulação do Acto de Enfermagem a nível Europeu. Aquisição de novas responsabilidades e competências.
  11. Especializações em Enfermagem enquadradas e ajustadas ás várias áreas da saúde.
  12. Desenvolver junto do poder politico actuações para finalizar o desemprego na profissão de enfermagem em Portugal. Anular a precariedade na profissão.
  13. Valorizar os graus académicos.
  14. Selectividade na admissão de enfermeiros vindos de outros países.
  15. Cuidados de Enfermagem diferenciados; racionalizar a optimização e rentabilidade dos enfermeiros perante um rácio enfermeiro/paciente, em conformidade com a OMS.

9 comentários:

Anónimo disse...

Acho o vosso programa bem concebido, mas um pouco dificil de concretizar em tão pouco tempo.

De qualquer modo é o mais coerente das 3 candidaturas...
Contem com o meu voto

Anónimo disse...

Isto sim é um programa com cabeça, tronco e membros!!

Contem com o meu voto! Força e nao desistam mesmo que o tempo seja escasso!!

Anónimo disse...

Caros colegas, finalmente um grupo com sabedoria, vontade de liderança, visão estratégica, planeamento de gestão efectiva com qualidade e poder politico, com capacidade de liderança para colocar os enfermeiros portugueses no topo da Europa.

poderão contar com o meu apoio, depois de me esclarecerem algumas questões: a que horas prevêm o toque de alvorada ? prevêm alguma formação para a técnica da continência? Aguardo ansiosamente o vosso esclarecimento.
Perdoem a pergunta : por onde andaram estes anos todos?

Anónimo disse...

Querira saber sr. anónimo que conheço pessoalmente quase todos os candidatos assim como o CMVF candiadato a Bastonário e não tenha a menor das dúvidas que são pessoas com elevado poder de decisão e habituados a gerir e a decidir de forma assertiva, flexivel, inteligente em que a última das situações a aplicar será e sempre salvaguardar a integridade e o bom nome dos enfermeiros que por estes são ou foram chefiados. Mais lhe digo que os enfermeiros militares na sua maior percentagem têm belissima reputação e nome no nosso país, quer pessoal ou profissionalmente.Principalmente na zona da Grande Lisboa basta questionar os/as EnFª/Enfºs Directoras/es. Não sabemos se foi militar ou não mas o acto de fazer continência é um acto de cumprimentar militarmente assim como o sr. anónimo diz bom dia ou boa tarde. E não existem faltas de respeito mesmo tratando na maioria os enfermeiros directores por tu.Onde não existe autoritarismo, despesismo ou qualquer outro tipo de receios da parte daqueles que são chefiados e/ou geridos. O que está escrito nas acções a tomar por este grupo não tenho assim como o sr. anónimo não tenha dúvidas que irá ser para CUMPRIR! PARA BRINCADEIRA JÁ CHEGA! Assim como o sr. anónimo poderá brincar com outras coisas em vez de estar a brincar com os profissionais militares que são tão ENFERMEIROS E COMPETENTES como todos os outros QUE SÃO CIVIS POR OPÇÃO OU NÃO e nenhum apoio receberam da actual OE e da actual Bastonária. Pagam as cotas no seu devido tempo e trabalham quase todos 60 a 80 horas por semana. Onde andamos todos estes anos? Pois sr. anónimo talvez onde o sr. não tem entrada e ao mesmo tempo que melhores soluções e condições de vida surgissem para a classe de enfermagem; como não aconteceu aqui nos tem!!! Para o que der e vier!!
ACREDITE MESMO!! NÃO DUVIDE!!!
Nunca ouviu dizer: Que os militares não bricam em serviço!! Pois acredite que o ditado é real!!!
Cordialmente ao seu dispor.

Anónimo disse...

A nossa Lista tem ideais e objectivos concretos, tal como as demais.
Defendemos os nossos pontos de vista, hoje e sempre.

Se quiser saber onde andamos até estas eleições, é fácil a prestar cuidados.

Infelizmente não podemos dizer o mesmo dos restantes candidatos a Bastonários.

Gostaria de lembrar que somos Enfermeiros e não Sindicalistas...

Alvorda... sim já é tempo de todos nós acordar-mos e fazer-mos algo pela nossa classe. Devo lembrar que um candidato é actualmente bastonário e o outro foi, ou é, dirigente sindical, e que nenhum deles conseguiu impedir a degradação da Enfermagem em Portugal..

Continência? Desculpe mas não sei fazer, sabe nunca cumpri o serviço militar... Mas o colega já deve ter feito muitas à Sra. Bastonária ou ao Enfº Azevedo....

Se tiver mais questões, não hesite em contactar-nos aqui no nosso blog ou ateavés do e-mail carlosvazfolgado@gmail.com

Anónimo disse...

Parabéns à lista que teve a coragem de se candidatar e em que certamente vou votar! O que se passou nas Assembleias Gerais no ano de 2007 foi uma vergonha para a nossa profissão mostrando que a maior parte das pessoas (actuais elementos da OE ou sindicalistas) não têm respeito pela opinião dos enfermeiros (aprovar estatutos pela exaustão é quanto a mim anti-constitucional; permitir que dirigentes da OE sejam simultaneamente líderes sindicais é um erro crasso). Para mim a imagem que permaneceu depois deste ano é que a maioria dos elementos da actual OE e principais líderes sindicais só estão nos seus lugares por serem tachos políticos, e não pelo verdadeiro interesse pela causa. É vergonhoso o dinheiro que se gastou em sedes regionais e a propósito, aproveito para perguntar, qual o contributo de uma piscina na sede da OE de Lisboa para a melhoria da qualidade de cuidados? Boa sorte para as eleições, têm a minha admiração!

Anónimo disse...

Sr. Enf. CMVFolgado sou enfermeira chefe e vou votar em si assim como todo o meu serviço e mais lhe digo que o HSJ vai votar em massa na sua lista. Não tenha dúvidas, existe aqui muita gente que o conhece e não tem dúvidas das sua intenções e capacidades.

Anónimo disse...

Conheço pessoalmente alguns dos membros da lista, nomeadamente o Sr. Enf. Carlos Folgado, e muito me agrada dizer que vou apoiar inteiramente esta lista. Se não for esta a marcar a diferença,pergunto, haverá mais alguma?

Anónimo disse...

A campanha tem sido dura...


Obrigado pelo vosso apoio.